top of page
14-16 de Julho de 2018 : Joinville -SC
Sobre o evento:

 

Realizado de 14 a 16 de Julho de 2018, na cidade de Joinville/SC, conhecida internacionalmente como a "Cidade da Dança" e reconhecida pela Lei 13.314/2016 como "CAPITAL NACIONAL DA DANÇA".

 

O evento tem como principal objetivo o intercâmbio entre estudantes, artistas e acadêmicos, com o cunho de caráter acadêmico o evento contará com diversas linhas de trabalho da arte de DANÇAR.

BATALHA DE

HIP-HOP

ESPETÁCULO &

MOSTRA

JANTAR

DANÇANTE

PAINÉIS DE

DISCUSSÃO

OFICINAS

PALESTRAS

APRESENTAÇÕES

ACADÊMICAS

SPEAKERS

Elke Siedler

Elke Siedler é Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança e Mestre em Dança (2011), pela Universidade Federal da Bahia. É doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC, de São Paulo. Bailarina e coreógrafa da Siedler Cia de Dança, desde 2003. Estudou ballet clássico, com a maitre Bila Coimbra. Foi bailarina do Grupo Cena 11 Cia. de Dança e professora colaboradora da graduação de Teatro, da UDESC (2013-2014).

Marco Aurélio

Marco Aurélio da Cruz Souza é doutorando em dança, mestre e especialista em dança Pela Faculdade de Motricidade Humana, Portugal - Lisboa. Professor de Dança da FURB Universidade Regional de Blumenau e da Unifebe. Coreógrafo campeão do Festival de dança de Joinville, prêmio Desterro, Festival Mery Rosa e melhor coreógrafo do Festival de danças populares da Bulgária, eurofolk 2012. Convidado pela escola do Teatro Bolshoi no Brasil para ministrar oficinas e criar coreografias. Avaliador dos trabalhos acadêmicos de Dança da revista grega Athens Journal of Humanities & Arts.

Jesse da Cruz

Mestrando em Educação pela FURB (Universidade de Blumenau/SC, 2018) com a linha de pesquisa de Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, com foco no estudo do Corpo Negro na Dança, faz parte do Grupo de pesquisa Educogitans que aborda as tendências teórico-metodológicas na Educação, Educação Física, Educação Comparada e Educação Intercultural no Brasil, América Latina e Caribe e a educação intercultural na perspectiva freireana que forma parte da linha de pesquisa Educação intercultural na América Latina e no Caribe: algumas tendências teórico metodológicas. Idealizador do Congresso Brasileiro de Dança Educacional. Coordenador nas Especializações do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação nos cursos de Artes Cênicas e Dança Educacional e no Curso Técnico em Dança do Grupo AZ ARTE Joinville/SC. Docente de na UNIFEBE (Universidade de Brusque, desde 2016) na cadeira de Dança e Saúde no núcleo de Educação Física e Professor Substituto na FURB desde 2017 nos cursos de Teatro e Música nas disciplinas de Projetos e Produções Culturais, Dança Cênica e Teatro de Formas Animadas. Membro do NEAB (Núcleo de Estudo Afro Brasileiro).

1 / 1

Please reload

CURADORIA

ACADÊMICA

OFICINAS

Sobre a Mostra Acadêmica:

 

    O II CONGRESSO BRASILEIRO DE DANÇA EDUCACIONAL tem como principal objetivo proporcionar o intercâmbio entre diferentes áreas e linguagem da dança, de caráter acadêmico técnico serão selecionados 5 melhores trabalhos que terão o privilégio de se apresentar em forma de seminário durante o evento, contando com a presença de alguns mestres e doutores na área cultural.

    Para a escolha dos melhores trabalhos foi formado uma curadoria acadêmica para analisar, avaliar e escolher, para isso considerarão os seguintes fatores de qualidade: validade, importância, originalidade do tema, contribuição para a área temática em questão e estrutura do trabalho científico.

    A mostra acadêmica tem como tema "Pluralidade Cultural, Diversidade, Diferença: Questões Étnico-Raciais e seu Olhar Artístico Pedagógico"; Portanto o encaminhamento destes trabalhos deverão ser feito a partir deste olhar cultural mediando as relações étnicos raciais, a serem enviada até o dia 20 de MAIO de 2018.

O Ator e sua Verdade

com Lisiane Berti

É atriz, diretora, dramaturga, locutora publictária e professora de teatro. Possui o Curso Seqüencial de Formação do Ator pela UCS e graduada em Artes Visuais pela UFRGS. Estudante da Pós Graduação de Artes Cênicas pela Censupeg de SC atualmente. Ministra oficinas para crianças, jovens, adultos e terceira idade em Canela e Gramado. Fundadora do Grupo Teatral Artigos de 1994 a 2011, hoje Cia Lisi Berti. Recebeu importantes prêmios a nível estadual e nacional. Ministrou workshops de teatro na Colômbia e Peru. Ministrou cursos de “Expressão Teatral e Desinibição” na UCS – Núcleo de Canela. Preparadora de elenco do espetáculo “Korvatunturi” e “Bellepoqueshow – Porque a Vida é Um Cabaret” em Gramado atualmente e uma das diretoras do espetáculo “Simplesmente Natal”e Coordenadora do Festival Internacional de Teatro de Bonecos (2015,2016 e 2017). Desde 2011 iniciou a pesquisa de trabalho pessoal “O Ator e Sua Verdade” instigando a criação a partir da verdade do ator, seus medos e anseios, desvencilhando-se de seus obstáculos, apostando na intuição e na verdade cênica, transformando em energia criativa, sabendo como usá-la. Em 2013 lançou o livro “Dona Gorda e Outras Peças”. Em 2017 abre o primeiro estúdio de pesquisa teatral do RS com foco no autoconhecimento e pesquisas em Arte.

Educação e as Relações Étnicas-Raciais: Didática e Prática

com Ya Jeruse Romão

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1983) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é vinculo livre da Universidade do Estado de Santa Catarina, vinculo livre da Universidade do Estado de Santa Catarina, sem vínculo - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, consultora da Prefeitura Municipal de Florianópolis, consultora da Prefeitura Municipal de Florianópolis e membro titular do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, teatro experimental do negro, ensino profissional, currículos e políticas educacionais.

Comida de Terreiro Patrimônio Cultural Brasileiro

com EKEJI CRISTINA

*Fundadora da Associação Ojinjé
*Militante nas Ações relacionada a Afirmação da Religião e Contra o preconceito Religioso .
*Uso a culinária de terreiro para falar de nossa cultura ancestral, de nosso povo e de nossos Orisá

1 / 1

Please reload

REALIZAÇÃO

APOIO

CONTACT

CONTATO

Para outras perguntas e comentários preencha os campos abaixo

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

dancaeducacional@censupeg.com.br
47 99258 3788 - 47 3025 3425
bottom of page